´

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Recicliagem de lixo

Olá meninas!

Sei que ando em falta com vocês mais ando muuuuuito atarefada no trabalho e não estou conseguindo atualizar...mas, mesmo sem comentar,sempre passo nos blogs para dar uma olhadinha!

Hoje resolvi falar de um assunto que muito me interessa: reciclagem de lixo. Na minha cidade,uma vez por semana,passa um caminhão da prefeitura chamado de Lixo Limpo que recolhe esse tipo de lixo. Eu sempre fui a favor e minha mãe não se ligava muito até se acostumar a separar tudinho. Depois foi a vez de " adestrar " o marido...minha sogra tb separa o lixo mais como na casa dele ele não fazia nada nem sabia como reciclar!!! D.Natália entra em ação!!! Agora tudo que é lixo e ele não sabe vem me perguntar para ver em qual lixo coloca...êeee,consegui!

No começo do mês, quando recebi minha Casa Cláudia em casa, vi uma matéria que estaria disponível no site casa.com e resolvi colocar aqui para vocês. Já imprimi para colocar na geladeira de casa e o marido não ter mais dúvida. Se cada um fizer um pouquinho podemos ajudar a melhorar o planeta!!!



Recicláveis: jornais, revistas, envelopes, cadernos, impressos, rascunhos, papel de fax, fotocópias, listas telefônicas, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida;
Não recicláveis: papéis engordurados ou sujos (como guardanapos e papel higiênico), fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados (salgadinhos e biscoitos), papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafinados e fotografias.



Recicláveis: potes, embalagens, copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos usados (baldes, canetas etc.), brinquedos de plástico, isopor;
Não recicláveis: fraldas descartáveis, embalagens metalizadas, adesivos, cabos de panelas, espuma, esponja de cozinha, tomadas e outros plásticos termofixos, acrílico, papel celofane.



Recicláveis: tampinhas de garrafa, latinhas e enlatados, talheres de metais, tampas de panelas e panelas sem cabo, pregos (embalados), embalagens descartáveis, papel alumínio (limpo);
Não recicláveis: latas de tinta, verniz, solventes químicos e inseticidas, aerossóis, esponjas de aço, clipes, tachinhas, grampos.



Recicláveis: garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. Importante: inteiros ou em cacos, os produtos devem ser enrolados em jornal ou papelão;
Não recicláveis: espelhos, vidros temperados, refratários (pirex), louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios.

Importante!!!
- O material deve ser limpo antes de ser enviado à reciclagem;
- Não é necessária a separação por tipo. Papéis, plásticos, metais e vidros podem ser colocados juntos;
- Para diminuir o volume, amasse as latinhas e as garrafas plásticas;
- Não jogue pilhas e baterias no lixo, pois são tóxicas. Deposite-as no recipiente destinado a elas no condomínio, algumas lojas de material de contrução e as lojas Vivo tem um compatimento só para as baterias;
- Não jogue óleo usado pelo ralo. Espere esfriar, coloque em uma garrafa plástica e feche bem. Depois, leve até o coletor do condomínio ou, na pior hipótese, descarte engarrafado junto com o lixo não reciclável.

Espero que ajude!!! Bom fds para vocÊs!!!

bjokas,Ná

ps.fonte:casa.com.br

4 comentários:

  1. Oi, Nati!
    Quanto tempo mesmo!!
    Fiquei feliz com teu retorno!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. No começo das separações feitas aqui em casa, eu tbm me atrapalhava! rsrs
    No meio daquele tanto de lixo, nada pra mim era aproveitável!!!
    Ainda tô aprendendo, mas no novo apê, vai ser regra!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. oi fernanda! drei teu blog, textos be humorados>que dá vontade de ler! também sou "reciclloga" "lixologa" e não permito que nada vá fora, tdo tem que ficar separado para a associação que te aqui na cidade! e já consegui passar esa febre prá algumas pessoas que me falam que já nã consegem jogar nada fora!enchi tanto saco do meio ambiente, que eu já já havia participado da prmeira coleta seletiva da cidade(até sai no jornla local podre chic)kkk então como assim eu faço tudo isto depois me deletam, NÂUMMM - o Wanderson que já virou meu amigo vem buscar toda segunda aqui em casa(eu sou poderosa(chata)e ja´falei prá um monte de vizinhas deixarem os seus reciclaveis aqui na fente de casa, daqui há pouco eu consigo o quero >reciclagem total aqui onde moro!que bom saber que tem mais gene envolvida nisto tb! adorei eu blog menina!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Natt! é mto importante fazer a reciclagem! aqui na minha cidade nem adianta, pq vai tudo pro mesmo lugar! acho isso um absurdo! toda cidade deveria ter um projeto de reciclagem, até para ajudar a população mais carente! mas.. nem sempre é como queremos ne! Beijinhos

    ResponderExcluir

Ah,deixa um recadinho...